Pesquisa realizada por: Adrian Pereira e Jéssica Rodrigues
A resposta é o que está em Negrito.
A resposta é o que está em Negrito.
- Origem do astrolábio. Convenciona-se dizer que o surgimento do astrolábio é o resultado prático de várias teorias matemáticas, desenvolvidas por célebres estudiosos antigos: Euclides, Ptolomeu, Hiparco de Nicéia e Hipátia de Alexandria.
O desenvolvimento do astrolábio se da com o passar dos séculos. Os indivíduos mais influentes da teoria na qual o instrumento se baseia foram Hiparco de Nicea, que definiu a teoria das projeções e a aplicou a problemas astronômicos, e Cláudio Ptolomeu que, em seu trabalho Planisferium escreve passagens que sugerem que ele possuia um invento semelhante ao astrolábio. Theon de Alexandria em cerca de 390 DC escreveu um tratato dedicado ao Astrolábio, o qual foi a base de muitos escritos sobre o assunto na idade média. Sua filha, Hipátia de Alexandria, chegou a criar um astrolábio. Um de seus discipulos, Synesius de Cirene, também possuia um invento de características semelhantes. O astrolábio moderno de metal foi inventado por Abraão Zacuto em Lisboa, a partir de versões árabes pouco precisas.
- A importância desse instrumento na história da navegação. Era utilizado para resolver problemas geométricos, como calcular a altura de um edifício ou a profundidade de um poço. Era formado por um disco de latão graduado na sua borda, num anel de suspensão e numa mediclina (espécie de ponteiro).
- Os instrumentos atuais da navegação que substituem o astrolábio. Hoje em dia podemos calcular a posição exata de um barco em qualquer lugar do planeta através de radares geográficos, que localizam a altitude e latitude em graus. Sem contar com todo instrumento de comunicação entre navegante e terra.
Se você preferir poderá montar o astrolábio também!
| |
0 Comentários:
Postar um comentário